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VRF e VRV

PADRÃO ABNT NBR 16655

  • Somos especialistas nas instalações  de sistemas e equipamentos de ar condicionado VRV e VRF.

  • Solução completa em VRF e VRF para linha comercial e residencial em condensação a ar e água. 

  • Atendimento personalizado para construtoras e arquitetura.

  • Somos credenciados aos principais fabricantes, contando com total suporte e inovações.

  • Execuções e desenvolvimentos de projetos de climatização, em planta, destinados a centros comerciais, hospitais, escritórios, salas de aulas, academias, empresas e residenciais de alto padrão, casas e apartamentos.

VRV e VRF

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um VRV, cujo significado é "volume de refrigerante variável") ou VRF (do inglês "variable refrigerant flow", é um tipo de sistema de ar condicionado central do tipo multi-split. Contudo, o termo VRV se refere a uma marca patenteada por um fabricante (Daikin), sendo preferível o uso do termo VRV para designar de forma geral os sistemas de ar condicionado deste tipo.

 

Aplicação

 

É um modelo de ar condicionado desenvolvido especialmente para edifícios comerciais de médio e grande porte. Possui um sistema multi-split com apenas uma unidade externa ligada a múltiplas unidades internas operando individualmente por ambiente (podendo chegar a 64 máquinas).

O gás do sistema R-410A entre outros, chamado agente refrigerante, é o responsável pela captura térmica e intercambio do ar ambiente com o meio externo. O sistema de refrigeração chamado ciclo de refrigeração é composto por diversos componentes, os quais proporcionam uma condição de funcionamento que permite o retorno desse fluido refrigerante para a condição inicial no ciclo.

O grande diferencial nesse sistema VRF é simplesmente uma combinação de tecnologia eletrônica com sistemas de controle microprocessados, aliado à combinação de múltiplas unidades internas em um só ciclo de refrigeração.

Sua instalação é muito simples, resultando em uma economia de tempo e mão-de-obra, além de manter a arquitetura sem alterar as características do empreendimento, produzindo um baixo nível de ruído e baixo consumo elétrico.

Além de ser versátil e flexível, possui expansão modular e de grande facilidade de adaptação em estruturas já existentes.

Atualmente existem poucas empresas que distribuem esse equipamento no Brasil.

Versatilidade

Conta também com um sistema integrado de controle que já disponibiliza interface com automação própria e Lon Works entre outros. Pode-se dizer que esse sistema, atualmente, é o sistema mais moderno e versátil do mercado. Sua aplicabilidade atende especificações de um sistema de água gelada (water chiller), tanto na capacidade de condicionar amplos ambientes quanto na possibilidade de dimensionamento levando-se em consideração a simultaneidade de carga térmica ao longo do dia. Atende também às necessidades de adaptação e versatilidade do sistema tipo Split System, que já vem dominando o mercado de ar condicionado há alguns anos.

Aplicação

A instalação do sistema VRF deve seguir critérios rigorosos de qualidade e que são de aplicação geral para todos os sistemas tipo VRF.

i- Armazenamento das tubulações em local livre de umidade em cavaletes (devem estar tamponadas)

ii- Procedimentos de brasagem com conjunto maçarico e nitrogênio passante

iii- Teste de estanqueidade (pressurização com N2 - Nitrogênio) 41kgf/cm2

iv- Desidratação do ciclo (procedimentos de vácuo) 500Microns de Hg - deverá ser utilizada bomba de vácuo e vacuômetro eletrônico

v- Carga de refrigerante - quebra de vácuo (utilização do gás HFC R-410A)

vi- Ligações elétricas de comando (conexão com cabo bipolar de dados com blindagem contra interferência eletromagnética)

Instalação

O Comissionamento da obra (Procedimentos de start-up) são executados pela equipa de assistência técnica do fabricante. O comissionamento executado em campo é o procedimento de partida inicial, onde as condições operacionais e de performance são analisadas. Também são verificadas quaisquer irregularidades no sistema frigorífico, como por exemplo obstruções nas tubulações, problemas de funcionamento no ciclo ou na parte de comando elétrico.